CoP - Comunidades de Prática PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O CBESVF- Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira está envolvido numa CoP - Comunidade de Prática constituido por pessoas e entidades que tem preocupações e interesses comuns, fazendo troca de ideias e experiências que julguem importantes nas suas práticas profissionais ou de organização de forma a promover a transferencia do conhecimento entre as várias entidades, que lhes permita melhorar o desempenho, a qualidade, os impactos e a inovação.

Diríamos que não é de forma alguma um processo fácil e de compreensão imediatamente assumida, pela falta de hábitos colectivos de partilha e cooperação, todavia sabemos, que a "gestão do conhecimento" só é possível através de um processo contínuo de cooperação, de partilha e organização conjuntas.

Organizados no seio de uma estrutura formal, o "GrCoP - Grupo de Comunidade de Prática" sairá mais reforçado quanto maior for a participação, a aprendizagem e liderança num processo de partilha, onde cada um pode aprender e criar ideias que melhorem significativamente o grupo e as organizações onde estão inseridos.

Existem pessoas que gostariam de participar no GrCoP, todavia "mandados por pessoas que ocupam lugares de decisão", que não tem visão nem estratégia para compreender as suas virtualidades, inviabilizam as presenças, ressalvando aqui uma pequena intervenção, no sentido de esclarecer que grande parte dos governos do Mundo, organizações, universidades, grupos etc, dinamizam as CoP e fazem da gestão do conhecimento, um grande investimento como ferramenta de trabalho permanente de inovação, de organização e métodos. Também o governo português mantem uma comunidade de administração pública focada em gestão do conhecimento. http://www.rcc.gov.pt/pt-PT/oquee/ContentDetail.aspx

São culturas pouco acessíveis a pessoas que estão "sentadas", e não fazem a auto-aprendizagem, a quem nós voluntarios do fazer e do aprender, damos um pequeno contributo de informação, recomendando estes links com conteúdos muito importantes.

http://inovasim.wikispaces.com/Comunidade+de+Pr%C3%A1ticas

http://www.materiabiz.com/mbz/capitalhumano/nota.vsp?nid=38603

http://www.igovbrasil.com/2010/08/governo-e-comunidades-de-pratica.html

http://www.infoq.com/br/news/2009/09/PMI-Agile

Assim no dia 18 de Novembro de 2010 no Edificio da Policia de Segurança Pública reuniu o GrCoP para mais um debate de ideias, com a presença das seguintes entidades:

Policia de Segurança Pública, Câmara Municipal de Santarém, Junta de Freguesia S. Salvador, HDS-Hospital Distrital de Santarém, A Farpa, CBESVF, Lar de Stº António, Liga dos Amigos do HDS, ADSCS-Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, Centro Social Serra do Alecrim, Serviços Sociais da Estação Zootécnica Nacional

A proxima reunião será em Janeiro de 2010 sobre os temas: 

Gestão, Responsabilidade Social e Voluntariado

JAS

 

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS