Home Saúde+ Viva com Saúde +: Alimentação e Saúde Oral
Viva com Saúde +: Alimentação e Saúde Oral PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 24 Abril 2013 15:10

Os alimentos que ingerimos têm um papel fundamental na saúde dos dentes.

Os açúcares são os principais causadores de cárie dentária. A frequência e a quantidade total de açúcares que ingerimos estão diretamente associados a este problema, pelo que deve reduzir-se a sua ingestão, sobretudo ao deitar. Mesmo escovando bem os dentes, é difícil garantir que não permanecem vestígios de açúcar na boca. Além disso, como a produção de saliva diminui, a proteção e autolimpeza promovida pela saliva e língua é menor.

Alguns alimentos contêm açúcares escondidos na sua composição, nomeadamente os sumos e refrigerantes, ou alimentos processados como bolachas, biscoitos, bolos, cereais de pequeno-almoço, iogurtes, entre outros. Daí que seja fundamental ler atentamente o rótulo dos alimentos de modo a detetar e evitar os alimentos que contenham elevadas concentrações de açúcar. Na lista de ingredientes, o açúcar surge muitas vezes disfarçado com outros nomes: açúcar amarelo, açúcar mascavado, sacarose, glicose, dextrose, frutose, maltose, maltodextrinas, mel, xaropes de glicose, de milho, entre outros.

O leite e os seus derivados (não açucarados) têm um papel protetor contra a cárie dentária. Apesar de conter lactose (açúcar naturalmente presente na sua composição, o leite contém também compostos (como o cálcio, fósforo, caseína) que inibem as lesões dos dentes.

As pastilhas elásticas sem açúcar contêm adoçantes na sua composição (ex. xilitol, sorbitol) que não provocam a cárie dentária. O xilitol tem sido associado a efeitos benéficos para os dentes, nomeadamente à inibição do crescimento de algumas bactérias, contribuindo para a prevenção da cárie dentária. Além disso, embora não substitua a escovagem dos dentes, mascar uma pastilha sem açúcar a seguir a uma refeição ajuda a estimular a produção de saliva e promove uma autolimpeza dos dentes.

 

Receita

Arroz com Delícias do Mar e Ervilhas

Ingredientes:

  • 150g de arroz integral
  • 250g de delícias do mar
  • 100g de rebentos de soja
  • 100g de ervilhas cozidas
  • Azeite virgem
  • Ervas aromáticas frescas
  • Sal

Preparação:

Coza o arroz em água a ferver com sal durante 18 minutos (por se tratar de arroz integral, deve utilizar-se o triplo do volume de água do que o necessário para o arroz normal). Retire-o do lume e passe por água fria, para não cozer demasiado nem ficar empapado.

Coloque uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite ao lume e salteie os rebentos de soja. Pique as delícias do mar finamente e junte-as à frigideira com os rebentos de soja.

Deixe cozinhar e, em seguida, acrescente as ervilhas cozidas ao preparado anterior. Salteie a mistura.

Por fim, junte o arroz previamente cozido e mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Prove e retifique os temperos.

Tempere o arroz com ervas aromáticas a gosto, picadas muito finamente e sirva-o morno ou à temperatura ambiente.

Fonte: Sapo Saúde

 

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS