Home Saúde+ Viva com Saúde +: Resultados do Projeto
Viva com Saúde +: Resultados do Projeto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 08 Maio 2013 15:23

 

 

O projeto Saúde + terá o seu termo no dia 17 de Maio de 2013, após 3 anos de luta contra a obesidade. Após este período de intervenção em que se desenvolveram várias atividades com o objetivo de prevenir e controlar a obesidade e diabetes nas freguesias de Vale de Figueira, Alcanhões, S. Vicente do Paúl e Pombalinho.

A nível das escolas, avaliaram-se 169 crianças, tendo-se verificado uma diminuição da percentagem de obesidade, acompanhada de um aumento da prevalência de excesso de peso. É de salientar que poderão existir fatores externos a influenciar este resultado, uma vez que as crianças avaliadas no início e no final não são as mesmas.

Nas escolas, interviu-se também a nível das merendas dos alunos, tendo-se verificado uma melhoria global da qualidade das mesmas após os 3 anos do Saúde +. Assim, verificou-se o aumento do consumo de pão, acompanhado da diminuição dos bolos. Também se verificou um aumento do consumo de laticínios, simultaneamente à diminuição dos refrigerantes/sumos. É ainda de salientar o facto de, apesar de continuar a ser bastante inferior ao esperado, o consumo de fruta aumentou após os três anos.

Nas instituições de apoio a idosos, houve uma melhoria global da qualidade alimentar, nomeadamente através da redução do teor de sal, redução da quantidade de pão às refeições, aumento da disponibilidade de hortofrutícolas (acompanhamento vegetal e fruta), diminuição da quantidade de gorduras e açúcares utilizadas na confeção das refeições, entre outras alterações.

Nas instituições, dos 76 idosos avaliados, 37 foram alvo da intervenção do Saúde + ao longo dos 3 anos. Através da análise dos seus resultados, verificou-se uma perda média de peso de 2,9kg, o que se traduziu numa redução da prevalência de obesidade em cerca de 26,7%. Por outro lado, houve um aumento da prevalência de excesso de peso de 29,7% para 45,9%, aumento este que pode estar associado à redução da obesidade e consequente redução de IMC para esta categoria.

No que respeita às consultas de nutrição, realizou-se um total de 577 consultas, das quais 430 foram de acompanhamento.

Para avaliar os resultados das consultas, consideraram-se os resultados dos utentes que compareceram a pelo menos duas consultas consecutivas com o objetivo de perda de peso, num total de 94. Nestes utentes, observou-se uma perda de peso média de 3,2kg, correspondendo a uma perda média de 4,1% do peso corporal total.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, para quem tem excesso de peso ou obesidade, uma perda de peso equivalente a 5% do peso corporal total está associada a uma diminuição significativa do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, entre outras. Verificou-se que 37,2% dos utentes da consulta de nutrição atingiram uma perda de peso superior a 5% do seu peso inicial.

Receita

Feijoada de Chocos

Ingredientes:

 

  • 1kg chocos congelados
  • 700g feijão branco ou manteiga (ou duas latas de feijão cozido)
  • 4 tomates maduros picados
  • 3 cebolas pequenas picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 raminho de salsa picado
  • 1 folha de louro
  • 1 cálice de vinho branco
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta q.b.
  • Água q.b.

 

Preparação:

Demolhe o feijão de um dia para o outro. Ferva água num tacho (de preferência numa panela de pressão) e coza o feijão demolhado.

Depois de cozido, escorra e reserve o feijão. Quando os chocos tiverem descongelado, corte-os em pequenas tiras e reserve. Entretanto coloque um tacho ao lume e junte o azeite, o vinho branco, as cebolas, os dentes de alho e os tomates e deixe cozinhar por 10 minutos.

Tempere com uma pitada de sal e pimenta e acrescente a salsa e o louro, misturando tudo muito bem. Em seguida junte as tiras de chocos e alguns feijões.

Tape o tacho e deixe cozer em lume brando por uns 15 minutos; depois de tudo estar bem cozido, junte o resto do feijão.

Se for necessário, retifique os temperos e sirva de seguida.


 

 

 

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS