Home História
História PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Em funcionamento desde 26 de Maio de 1997, o Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira é uma Instituição sem fins lucrativos e como tal, além de prestar um serviço aos utentes idosos, é sua missão também, satisfazer ao nível social as necessidades das populações de Vale de Figueira e S. Vicente do Paúl e outras. Para tal existem programas como o PCAAC - Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados e o Rendimento Social de Inserção.

O Objectivo principal é o de proporcionar apoio aos idosos para que se mantenham no seu meio familiar e social, bem como a todos os indivíduos ou famílias que se encontrem em situação de carência ou disfunção social.

Desta forma para a concretização dos objectivos da Instituição mantém-se os serviços essenciais como a alimentação, os cuidados de higiene e conforto, o tratamento de roupas e a articulação com os serviços de saúde. Também é de realçar a participação dos utentes na organização como pessoas capazes, com iniciativa e responsabilidades, ajudando em algumas tarefas diárias.

A concretização de actividades individuais ou em grupo e o convívio intergeracional e, entre instituições com os mesmos fins, faz com que os utentes se sintam activos e úteis, favorecendo uma participação efectiva na vida da comunidade.

Outra questão importante é a ligação dos utentes com os seus familiares e amigos como desenvolvimento de uma vida afectiva estimulante, que é solicitado aos mais próximos dos utentes através da sua participação em actividades já com este fim.

Para proporcionar aos utentes um ambiente que promova o seu bem estar global e, um relacionamento saudável é elaborado um plano de actividades anual de animação e ocupação, acompanhado por uma Animadora Sócio-Cultural adaptada à realidade sócio-cultural do meio em que vivem.

No decorrente ano mantiveram-se as comemorações dos aniversários, bem como os passeio a locais ainda não visitados. O convívio intergeracional estabelecido com as crianças da comunidade que frequentam a escola do primeiro ciclo, através de jogos , cantigas, teatros entre outras, é tão saudável para os idosos como para as crianças, estabelecendo-se uma relação de convívio e amizade.

Outras actividades são planeadas em conjunto com instituições com os mesmos objectivos de forma a proporcionar um intercâmbio de experiências, ideias, amizades em convívio permanente. Exemplo destes convívio são os torneios de cartas e dominó, desfile de carnaval, visita ao W shopping, visita ao museu agrícola, comemoração do dia da Espiga, comemoração dos santos populares, visita á feira nacional de agricultura, festa anual de comemoração do dia internacional do idoso, passeio a Fátima, ida ao festival de gastronomia, S. Martinho e festa de Natal.

A "Feira do Arroz Doce" é o evento anual organizado por esta Instituição, que traz mais pessoas da comunidade, dinamizando as parcerias locais, bem como a solidariedade e o voluntariado. Exemplo de voluntariado activo é, o grupo de "Artes e Bordados" liderado pela D. Cândida que nos acompanha à 8 anos desde a abertura.

Para além de todas estas actividades fizemos parte de um projecto de iniciativa Equal - "Crescer Cidadão" disponibilizando um Centro de Apoio ao Conhecimento e Integração - Caci, que tem como objectivo principal apoiar a população desempregada ou à procura de emprego, bem como a realização de workshop's temáticos. Fazemos parte da Rede Europeia Anti-pobreza com a qual fizemos uma parceria para uma candidatura ao projecto "Escolhas", do Núcleo Executivo da Rede Social e parceria com o Movimento de Solidariedade Rural (MSR) na elaboração de projecto de âmbito comunitário, da medida Equal, com o IPJ (Instituto Português da Juventude) e a FDTI (Fundação Desenvolvimento Tecnologias de Informação), no acompanhamento e formação de jovens.

Mantemos o Programa na Rádio Pernes com a divulgação da nossa missão e das nossas actividades, com o projecto de "Ajudas Técnicas" em funcionamento e disponível, e iniciou-se também todo o processo de abertura da nova valência de ATL.

Por fim resta-nos continuar com esta evolução positiva no sentido de dar respostas ás pessoas que dela necessitem de forma a continuar a nossa missão e o nosso trabalho em prol da comunidade onde estamos inseridos.

 

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS