Home Projectos
Projectos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

 

 

 

 

- Apoio à Comunidade

O Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira, com a colaboração do Fundo para a Saúde da Fundação Oriente e da empresa Johnson & Johnson, criou um serviço de apoio à comunidade, que está ao seu dispor desde de Junho 2004.

Este serviço é um projeto de empréstimo de curta duração de equipamentos e ajudas técnicas, que permite uma melhor qualidade de vida das populações carenciadas, em períodos esporádicos de dificuldade ou crise, como falta de mobilidade, doença e pós-operatórios. Os equipamentos disponíveis enquadram-se em três dimensões:

Mobilidade: Cadeiras de rodas, Canadianas, Andarilhos e Quadripés;
Higiene: Cadeiras, Lava cabeças, Alteadores de Sanitas, Cadeira de banho giratória;
Anti-Escaras: Colchoes anti-escaras com compressor, Almofadas anti-escaras, Calcanheiras e Cotoveleiras anti-escaras;
Descanso: Camas articuladas, Sistemas de sujeição para acamados, Barras de segurança;
Conforto: Encosto de costas, Mesas articuladas, Talheres especiais, Urinol, Medidor de tensão, Aspirador de secreções;

Vamos tentar ajudá-lo a superar as suas dificuldades!


- Dar Sangue é dar Vida

É um projecto que a Instituição criou em parceria com a população e o Instituto Português do Sangue desde Maio de 2000, contando actualmente com 65 dádivas liquidas. Tem-se revelado uma boa prática, contando actualmente com mais de 70 dadores com o mérito do reforço da entrada de jovens, que fazem o seu donativo duas vezes por ano. Existe como um núcleo de dadores do CBESVF, estamos inscritos na FEPODABES, sendo a recolha feita pelo próprio Instituto duas vezes por ano, normalmente nos finais de Junho e Dezembro. A próxima colheita será a 19 de Dezembro de 2010. Actualizado a 28/11/2010


- Projecto ATL

É um projecto que visa fundamentalmente o desenvolvimento das nossas crianças. Para tal, foi construída de raiz uma infra-estrutura, está devidamente apetrechada com videoteca, biblioteca, casa da net@, vários brinquedos e jogos, encontrando-se a funcionar desde 1 de Março de 2005. É uma aposta clara no saber e, no desenvolvimento responsável das crianças, desenvolvendo-se metodologias de aprendizagem de cidadania, do inglês, de informática e dos trabalhos escolares, em sintonia com os professores. São feitas reuniões periódicas com os encarregados de educação por forma a avaliar os desempenhos e evoluções de cada criança. Face às condicionantes conhecidas encerrou em 2007.

- Projecto Espaço Lazer com Aproder

É um projecto desenvolvido pela Instituição, com o apoio da Aproder - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo e Câmara Municipal de Santarém, que foi inaugurado no dia 28 de Maio de 2005. Visa a melhoria da qualidade de vida da população, que passa a dispor de um espaço de convívio e lazer, para além de proporcionar aos nossos utentes e crianças, uma intergeracionalidade de forte impacto. Verifica-se hoje que é uma mais valia para a freguesia pela frequência da utilização. Actualizado a 27/11/2010-

Feira do Arroz Doce

É um projecto anual da Instituição, que visa a participação e motivação interna e externa, em parceria com as pessoas, as Associações Locais, as Juntas de Freguesias, a Câmara Municipal e outras entidades. Este ano de 2010 já vamos para a 15ª edição e, ao percorrermos todo um passado, verificamos quanto interessante é a motivação das pessoas e famílias que, abnegadamente concorrem ao Arroz Doce, ao desfile de Trajes de Papel , às danças de salão. Cada ano a Feira tem uma temática diferente com Colóquios, Workshops, Exposições, Reposições Históricas, Artesanato e outros, onde os nossos utentes e famílias tem o seu contributo de participação numa grande sardinhada de convívio. Já é uma organização com a presença de pessoas vindo de todo opaís sendo inclusivamente transmitida duas vezes pelo Canal 1 da RTP. Em 2009 o conhecido mestre cozinheiro chefe Silva é pela 9ª vez o Presidente do Júri do Concurso do Arroz Doce, acompanhado pelo Chefe Luís Suspiro, em 2010 fez-se acompanhar por Filipa Vacondeus, uma senhora de tirar o chapéu, bem hajam.Actualizado a 27/11/2010

Curso de Informática p/ jovens (FDTI)
É um projecto que visa desenvolver o conhecimento em informática dos jovens aproveitando a estrutura existente no Posto Millenium, existente na instituição, em parceria com o FDTI (Fundo para o Desenvolvimento das Tecnologias da Informação), tendo sido efectuados durante o ano de 1994/95 os exames de competências básicas bem como a apreendizagem de Word, Power Point, Excel e Internet.



- Projecto Crescer Cidadão: Acção 3
Portalemprego.pt

- Projecto "Voluntariado em Acção"

É um projecto que visa dinamizar o voluntariado na freguesia por forma a apoiar a instituição na ajuda às pessoas tendo o seu maior impacto no funcinamento da instituição ao Sábado com o recurso aos 60 voluntários inscritos. Tem-se mostrado uma mais valia nas organizações internas da Instituição, em especial na Feira do Arroz Doce e MaioCentro. Actualizado a 27/11/2010


- Projecto "SMILE - EQUAL" - Não aprovado
É um projecto que visava a integração das comunidades estrangeiras e étnias de forma a garantir uma ligação e uma recepção a esses públicos, denominando-se "Ser Melhor Integrado no Local onde se Encontra", tendo como parceiros o CBESVF, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Anjaf de Lisboa, CGTP, ADSCS - Santarém e Câmara Municipal de Santarém.



- Projecto "Escolhas 2G" - Aprovado s/ financiamento
É um projecto de facilitação que visava a concertação e aprendizagem de cidadania entre a escola, comissão de pais e alunos, tendo como parceiros as Juntas de Freguesia de Vale de Figueira e S. Vicente do Paúl, agrupamentos escolares de Santarém e Golegã.


- Projecto "Estágios Curriculares" (ESES)
O Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira acolhe estágios curriculares desde 2003. O objectivo destes estágios é o de permitir aos estudantes uma diversidade de experiências, através do contacto com a instituição, população e problemáticas socioeducativas e culturais diferenciadas.
Normalmente acolhemos dois grupos de estagiários da Escola Superior de Educação de Santarém do curso de Animação Cultural e Educação Comunitária de 2º e 3º anos.


- Projecto de Formação Interna: "Cuidados ao Idoso e Pessoa Dependente" (Financiado pelo PORLVT)
Esta formação teve os seguintes módulos, "Acidentes e Primeiros Socorros"; "Cuidados de Saúde com o Idoso"; "Cuidados da Vida Diária"; "Gestão de Conflitos"; "Higiene e Segurança no Trabalho"; "Informática"; "Psicopatologia do Idoso e Pessoa Dependente" e "Técnicas Ocupacionais", realizou-se entre Outubro de 2003 e Fevereiro de 2004 com a duração total de 120horas.
Esta formação tem por objectivo dotar os seus destinatários de um conjunto de competências básicas no apoio aos idosos e às pessoas dependentes em geral, contribuindo desta forma para um melhor desempenho da actividade profissional nestas áreas e para um enriquecimento do indivíduo, através da sua formação contínua.


- Projecto de Formação Interna: "Geriatria e Gerontologia" (Financiado pelo PORLVT)

Esta formação tem os seguintes módulos, "Princípios de Cidadania"; "Sociologia do Envelhecimento"; "Psicologia da Velhice/Gerontopsicologia"; "Deontologia e Ética Profissional"; "Comunicação com os Idosos"; "Nutrição do Idoso e Cuidados Alimentares"; "Políticas de Saúde e Direitos dos Idosos"; Cuidados Continuados na 3ªIdade e "Aperfeiçoamento em Tecnologias de Informação" teve início em Maio de 2005 e terminará em Novembro de 2005, com a duração total de 126 horas.
Esta Formação de Geriatria e Gerontologia tem por objectivo a aquisição e/ou a actualização de conhecimentos nos domínios da Geriatria e da Gerontologia, debruçando-se sobre os principais aspectos do envelhecimento do ser humano a diferentes níveis; físicos, psicológicos, sociais e legais. A Formação é hoje uma espécie de "oxigénio" dentro da organização faz parte já da "cultura institucional" com formações adequadas e de curta duração na ordem das 30/50 horas. Reconhecemos hoje que a aposta feita conjugando todos os interesses é uma valia notável na freguesia, porque estendemos a formação a pessoas externas à Instituição. Actualizado a 27/11/2010


- Projecto "Idosos em Movimento"

É um projecto que visa a movimentação e a intergeracionalidade com as crianças do ATL dos escuteiros e de outras instituições do concelho em acções programadas por forma a conseguir a movimentação anual. Em protocolo com a Câmara Municipal de Santarém promove-se semanalmente sessões de motricidade e música para além dos passeios bianuais em parceiria com a Câmara Municipal de Santarém. Da melhoria da qualidade das acções desenvolvidas ou a desenvolver, está este sector coordenado por uma animadora sócio-cultural em permanência.


- Projecto "Qualidade é Prioridade"
É um projecto que visa a melhoria da qualidade do serviço prestado aos utentes do Centro de Dia e do Apoio Domiciliário e familias, quer na prestação do serviço quer no atendimento às familias, de forma a garantir uma ligação permanente com estes. Para o efeito são programadas actividades conjuntas inter-utentes com a respectiva avaliação trimestral. O objectivo final será a certificação da Instituição.


- Projecto "Avaliação Interna"

É um projecto que visa a avaliação interna de todo o pessoal, permite desenvolver metodologias de participação de todos na organização, e desenvolver percursos de aprendizagem e formação adequadas. É um processo com regras definidas com os empregados, consta de uma avalição e de uma autoavaliação em ficha elaborada para o efeito com 12 variáveis, entrevistas de concertação e de resultado final de forma a garantir uma homogeneidade de critérios que viabilizem a distribuição justa de incentivos. No 1º semestre de 2009 iniciámos a avaliação 360º. Actualizado a 27/11/2010

- Projecto - Doçaria Tradicional (OLEFA - Organização Local de Formação de Adultos)

É um curso que durou dois meses tendo terminado a 30 de Junho de 2005. Tinha como objectivo dinamizar e credenciar a população para a manufacturação da doçaria tradicional, tendo 16 formandos que no final produziram individualmente doçaria tradicional que foi apresentado na X Feira do Arroz Doce. De salientar que deste curso foi apresentado uma especialidade em doçaria, designado por "Arrábicos".


- Projecto "Agir Localmente em Parceria" (Financiado pelo PORLVT)
É um projecto que tinha como publico alvo os dirigentes associativos e presidentes de juntas de freguesia, de Vale de Figueira, Alcanhões, Povoa de Santarém, Almoster, Moçarria e Pombalinho, tendo sido frequentado por 15 formandos. Tinha como matérias de formação a cidadania portuguesa e cidadania europeia, sensibilização ambiental, estratégias para a mudança, as intituições socias, condução de reuniões, o orçamento partecipativo, como desenvolver metodologias de motivação das populações e como se faz um orçamento. Tendo como parceiro o CBESVF e o Movimento de Solidariedade Rural de Lisboa, terminou a 30 de Junho de 2005.


- Projecto "Cozinha Básica para Homens"

É um projecto informal iniciado em Fevereiro de 2006 que visou a aprendizagem de cozinha básica para homens, como se gere o orçamento familiar. Inscritos 15 formandos, esta acção foi feita em parceria com a OLEFA (Organização Local de Educação e Formação de Adultos - Santarém). Face ao êxito dese projecto vamos levar a cabo em 2010 idêntica formação básica. Actualizado a 27/11/2010


- Projecto "Principios Básicos de Inglês"

É um projecto iniciado em Outobro de 2005 que visou dotar de competências básicas de Inglês, destinado à população em geral. Tendo como parceiros a OLEFA (Organização Local de Educação e Formação de Adultos - Santarém).


- Projecto "Rede Social do Concelho de Santarém"

É um projecto que visa o desenvolvimento integrado no concelho de Santarém, estando o CBESVF representado no conselho executivo da rede através do seu presidente. O desenvolvimento coordenado das acções e o respectivo controlo, tem permitido concluir com sucesso aceitável, todos os projectos calendarizados. Resta-nos apelar à participação mais activa dos parceiros dentro do CLASS, para melhorar significativamente o desenvolvimento do concelho de Santarém. Actualizado a 27/11/2010

- Projecto Mecenato

Este projecto visa criar sinergias de voluntariado com empresas e/ou instituições, para além de financiamentos focalizados a acções a desenvolver dentro da nossa missão. O primeiro protocolo de mecenado foi assinado no dia 2 de Julho de 2005 com a Caixa de Crédito Agricola de Alcanhões evidenciando-se no protocolo a possiblidade do exercicio de voluntariado dos empregados desta instituição bancária na nossa instituição. Apadrinhou o acto o Sr. Governador Civil de Santarém, Dr. Paulo Fonseca estando presentes todos os elementos do executivo das duas entidades.


- Banco de Cedências de Ajudas Técnicas (Financiado pelo Fundo Fundação Oriente/Johnson & Johnson para a Saúde)
É um projecto de empréstimo de curta duração de equipamentos e ajudas técnicas para permitir melhor qualidade de vida das populações carenciadas, em periodos esporádicos de dificuldade ou crise, como falta de mobilidade, doença, pós-operatórios, etc. Está acessivel a toda a comunidade preferencialmente a pessoas idosas e famílias carenciadas.


- OTL - Ocupação de Tempos Livres
Projecto ocupacional de jovens, em parceria com o Instituto Português da Juventude, que visa a ocupação dos tempos livres dos jovens nas férias escolares em actividades temáticas com os idosos da instituição. Anualmente é feito uma candidatura temática ao IPJ promovendo-se desde 1997 este projecto.


- Projecto Caminhos Beira Tejo
Projecto em desenvolvimento com o CBESVF e o Movimento Solidariedade Rural de Lisboa, que visa o empreendorismo, a empregabilidade e o adquirir de novas competências. Tem como objectivo a criação de caminhos alternativos a Fátima, visando o desenvolvimento das aldeias dos concelhos de Santarém, Alcanena e Golegã. Pretendem-se parcerias com a CCRLVT, os respectivos municipios, o IEFP, Centros de Formação Profissional, Diocese, Governo Civil e outras entidades que ajudem a desenvolver o projecto.


- Projecto Mobilidade
Temos uma necessidade, lançamos o projecto, medimos a sua eficácia, avaliamos o impacto. Adquirimos 2 bicicletas fixas, e 4 pedais móveis, colocamos à disposição dos nossos utentes, quanta felicidade paira por aí, ao ponto de levarem para casa ao fim de semana emprestado, vale a pena sentir a felicidade e a melhoria na sua mobilidade, coisas simples...em maio de 2008


- A Aldeia Precisa

A aldeia precisa é um projecto de dinamização rural, que visa o desenvolvimento local em todos os aspectos. Esta aldeia tem pessoas, tradições e costumes que deixaram marcas, o que falta é "pegar nisto". O Centro tem feito todos os possíveis para desenvolver. O que depende de nós avançamos; o que não depende nem sempre anda. Somos parceiros com o Municipio Junta de Freguesia e Escuteiros para implementar um circuito pedonal "entre Aldeias" com cerca de 12 km numa paisagem linda onde atravessamos o campo, a leziria do Tejo, o bairro. Outro projecto é dinamizar o turismo rural onde a "cultura avieira" tem um papel decisivo na criação de emprego e na qualidade da oferta na aldeia, através duma parceria que fizemos com privados na elaboração de projectos ao PROVERE - Proframa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, em fase de apreciação no QREN. Outro projecto importante é o RVCC para o 6º, 9º 12º ano aqui nas nossas instalações à noite em regime gratuito para todos em parceria com o ISLA Santarém. Outro projecto é a candidatura que fizemos "Saúde Mais" que visa combater a obesidade e a diabetes interna e externamente foi aprovada em Maio de 2010 está em execução. Outro projecto é a candidatura não aprovada em 2008 à Fundação EDP para criar um parque geriátrico acessível a todos, vamos remodelar este projecto para 2009 porque é preciso, foi APROVADO em Junho de 2010. 27/11/2010


- Europa Coffe House

"Europa Coffe House" é um projecto simpático, cujo objectivo é promover junto das populações de Vale de Figueira e S, Vicente do Paúl a leitura de informação sobre a Europa. Nos cafés locais no meio de uma conversa, pode ler e falar sobre a Europa apoiado na documentação ali colocada por nós, numa parceria com o Centro de Informação Europe Direct de Santarém.Quem assim desejar pode levar para casa as brochuras existentes. Iníciado em Março de 2009 na freguesia de Vale de Figueira com sucesso, Iniciámos em Agosto à rotatividade de estabelecimentos na freguesia de S. Vicente do Paúl. Actualizado a 27/11/2010


- Cultura Avieira

Fomos convidados pelo núcleo central da candidatura a património nacional da "Cultura Avieira" a fazer parte da parceria de desenvolvimento ao PROVERE-Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, um instrumento desenvolvido pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional para estimular iniciativas dos agentes económicos orientadas para a melhoria da competitividade territorial de áreas de baixa densidade que visem dar valor económico a recursos endógenos e tendencialmente inimitáveis do território: recursos naturais, património histórico, saberes tradicionais, etc. Com este instrumento,do QREN desenvolvemos em parceria, 9 projectos de investimento local com entidades publicas e privadas que ultrapassam os 2 milhões de euros. A candidatura global dos Avieiros é feita em consórcio, liderada pelo Instituto Politécnico de Santarém, foi apresentada no dia 21 à CCDR-Alentejo o projecto de intenções de investimento e de desenvolvimento que visem o seu reconhecimento formal enquanto EEC – PROVERE..." O projecto global apresentado, num valor total de investimento estimado em 27 milhões de euros, é o resultado da criação de consórcio do qual fazemos parte, que engloba 39 instituições, conta com Municipios, empresas, duas Instituições e uma associação empresarial. Seria bom para a nossa freguesia que a candidatura fosse aprovada.


- Mercado Solidário

O Mercado Solidário é um projecto que visa dinamizar a população para uma prática de troca e partilha de produtos de produção própria, onde não existe dinheiro para comprar. Cada produto ou serviço tem um valor existindo simbólicamente uma "moeda nossa" o Campino, que ajuda a resolver a troca. Este projecto já vai no 3º ano em parceria com os alunos da Escola Superior de Educação de Santarém, atingindo este ano uma apreciável adesão de jovens , para aprender a "ler" o passado. Actualizado a 27/11/2010


- Saúde +
Foi aprovada uma candidatura formulada à Direcção Geral de Saude onde a temática incide sobre a obesidade e a diabetes (Ver site)

 

 

 

 

 

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS