Home Saúde+ Obesidade
Obesidade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Obesidade é uma doença crónica que se caracteriza pela acumulação excessiva de gordura no corpo, em proporções tais que podem afectar a saúde.

Actualmente, a prevalência da obesidade a nível mundial é tão elevada que a OMS considerou esta doença como a epidemia global do século XXI. Em Portugal, mais de 50% da população adulta sofre de excesso de peso e 15% desta é obesa. Portugal é um dos países europeus com maior prevalência de obesidade infantil: 32% com excesso de peso (idades entre os 7 e os 9 anos), dos quais 11% considerados obesos.

 

O peso pode ser classificado em função da altura pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que se obtém através da divisão do peso (em Kg) pelo quadrado da altura (em m). O IMC é o padrão de medida internacional para a obesidade que, segundo a OMS, se classifica da seguinte forma:

 

<18,5 Kg/m2 - Magreza

18,5-24,9 Kg/m2 - Peso Normal

25-29,9 Kg/m2 - Excesso de Peso (Pré-Obesidade)

30-34,9 Kg/m2 - Obesidade grau I

35-39,9 Kg/m2 - Obesidade grau II

> 40 Kg/m2 - Obesidade grau III ou Mórbida

 

Calcule o seu IMC aqui.

 

As pessoas obesas apresentam um risco aumentado de várias doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes tipo 2, Doença Coronária, Dislipidémia, Osteoartrose, Apneia do Sono, alguns tipos de Cancro, Insuficiência Respiratória e Fadiga, Litíase Vesicular (formação de areias ou pequenos cálculos na vesícula), Infertilidade, entre outras.

A Obesidade é actualmente considerada a segunda causa de morte passível de prevenção, depois do tabagismo.

 

Como alterar este cenário?

A alteração do estilo de vida é a medida fundamental para a prevenção desta epidemia. Uma boa alimentação, aliada à prática regular de exercício físico, traz um benefício muito significativo para a sua saúde!

 

Fonte:

Programa Nacional de Combate à Obesidade, DGS, 2005

Príncipios-Chave de Prevenção e Controle da Obesidade, DGS, 2007

 

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS