Home Saúde+ Alimentação da Criança
Alimentação da Criança PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Para um crescimento saudável, é fundamental garantir à criança uma alimentação que lhe forneça todos os nutrientes necessários.

 

Alimentação

A criança come o que vê a família comer e aquilo que os adultos lhe disponibilizam, pelo que é importante que os bons hábitos comecem na família.

Dê à sua criança alimentos ricos nutricionalmente, como a fruta, legumes, sopas, saladas, leite, entre outros. Evite os alimentos muito energéticos, como os doces, que apenas fornecem energia e são muito pobres em nutrientes essenciais.

Outra regra fundamental é nunca deixar o seu filho sair de casa sem tomar um bom pequeno-almoço, porque após tantas horas sem alimento, é necessário repor as energias para aguentar um dia cheio de actividade. Nesta refeição inclua sempre um lacticínio (leite, iogurte, queijo, manteiga) e um alimento do grupo dos hidratos de carbono (pão de mistura, flocos de cereais, ...). Tenha atenção na escolha dos cereais de pequeno-almoço, porque normalmente os cereais infantis apresentam um teor excessivo de açúcares. Prefira sempre aqueles com maior teor em fibras e menor teor de açúcar.

Nos intervalos das refeições principais, a criança deve fazer pequenos lanches que podem ser compostos por fruta, iogurte ou leite, pão, bolachas Maria, ... Evite dar ao seu filho croissants, bolos, barras de chocolate, bolachas com creme ou outro tipo de doces. Cuidado também com os snacks salgados, como as batatas fritas que, além de serem ricas em sal e em gordura, não fornecem os nutrientes essenciais ao bom crescimento da criança.

 

Actividade Física

A quantidade de comida que deve disponibilizar ao seu filho deve ser proporcional à energia que ele gasta durante o dia, isto é, se a criança é muito activa necessita obviamente de maior quantidade de comida do que uma criança mais paradinha. Dê-lhe espaço para se mexer e brincar. Estimule a actividade física, através de brincadeiras ao ar livre, danças, passeios a pé ou de bicicleta, aulas de natação, ginástica ou qualquer outro desporto. Quanto mais activa for a sua criança, mais saudável vai ser o seu crescimento.

 

Hidratação

Não se esqueça também de promover a ingestão de líquidos, sobretudo de água, ao longo de todo o dia, evitando os sumos e refrigerantes ricos em açúcar.

Dê ao seu filho uma vida mais saudável! O que ele comer hoje irá certamente determinar a sua saúde no futuro. Uma alimentação cuidada previne várias doenças como a obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro, entre outras.

 

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS