Home Saúde+
Saúde+
IV Percurso Pedestre de Torre do Bispo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 19 Setembro 2013 08:44

É de consenso que as caminhadas oferecem vários efeitos positivos para a Saúde. A prática deste tipo de exercício não fortalece apenas o coração e os músculos, mas também a capacidade mental e emocional. Estimula-se  sempre que possível o exercício físico ao ar livre por forma aumentar o nosso bem estar físico e emocional. Obrigada pela participação e convívio dos que estiveram presentes neste dia.


 
13ª Caminhada - IV Percurso Pedestre na Torre do Bispo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 20 Agosto 2013 12:08

Junte-se a nós para uma vida mais saudável!

 
Caminhada da Feira do Arroz Doce PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 09 Julho 2013 13:05

No âmbito da XVIII Feira do Arroz Doce, realizou-se no dia 6 de Julho a 12ª Caminhada do Saúde +. A já habitual largada de pombos da Associação Columbófila de Vale de Figueira deu o sinal de partida para mais esta caminhada. Ao longo de cerca de 8 Kms os caminheiros puderam ver belas paisagens da freguesia de Vale de Figueira. Esta caminhada teve o Sérgio Galvão como guia que, sendo um filho da terra, conhece os mais belos caminhos. Tivemos ainda o apoio do Agrupamento de Escuteiros 1040 que, face ao grande calor que se fazia sentir, estiveram em pontos chave para distribuir águas e fruta a todos os participantes.

Veja mais imagens aqui

 
3º Aniversário Saúde + PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 23 Maio 2013 10:43

Para assinalar o 3º aniversário do Saúde +, no dia 17 deste mês, tivemos a honra de receber alguns parceiros e amigos, que desde sempre apoiaram o projeto. Estiveram presentes o Dr. João Vintém da Direção Geral de Saúde (organismo que apoia financeiramente todo o projeto: Dr. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém; Dr. Tiago Leite, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém; Dra. Teresa Azóia, Vereadora da Saúde; Dra. Elisabete Filipe da Rede Social de Santarém, Sr. Eduardo Mourinha da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social, Sr. Ricardo Costa, Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente do Paúl, Sr. Pedro Mena Esteves, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanhões, Dra. Fátima Rodrigues, Diretora Técnica da Casa do Povo do Pombalinho, Dra. Fátima Fernandes, Diretora Técnica do Centro Social Paroquial Santa Marta de Alcanhões e um representante do Correio do Ribatejo. Estiveram também presentes os elementos da Direção do CBESVF: Sr. José A. Silva, Presidente; O Sr. Luís do Rosário, Tesoureiro; o Sr. Adriano Melro, Vogal e a Sra. Elsa Dias, Secretária.

Após um almoço de convívio, alguns dos presentes proferiram algumas palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido quer pela instituição, quer pelo projeto Saúde +.

Posteriormente, a equipa do Saúde + apresentou toda a ação desenvolvida ao longo destes três anos, bem como os resultados obtidos.

A nível das escolas, avaliaram-se 169 crianças, tendo-se verificado uma diminuição da percentagem de obesidade, acompanhada de um aumento da prevalência de excesso de peso. É de salientar que poderão existir fatores externos a influenciar este resultado, uma vez que as crianças avaliadas no início e no final não são as mesmas.

Nas escolas, interviu-se também a nível das merendas dos alunos, tendo-se verificado uma melhoria global da qualidade das mesmas após os 3 anos do Saúde +. Assim, verificou-se o aumento do consumo de pão, acompanhado da diminuição dos bolos. Também se verificou um aumento do consumo de laticínios, simultaneamente à diminuição dos refrigerantes/sumos. É ainda de salientar o facto de, apesar de continuar a ser bastante inferior ao esperado, o consumo de fruta aumentou após os três anos.

Nas instituições, dos 76 idosos avaliados, 37 foram alvo da intervenção do Saúde + ao longo dos 3 anos. Através da análise dos seus resultados, verificou-se uma perda média de peso de 2,9kg, o que se traduziu numa redução da prevalência de obesidade em cerca de 26,7%. Por outro lado, houve um aumento da prevalência de excesso de peso de 29,7% para 45,9%, aumento este que pode estar associado à redução da obesidade e consequente redução de IMC para esta categoria.

No que respeita às consultas de nutrição, realizou-se um total de 577 consultas, das quais 430 foram de acompanhamento. Para avaliar os resultados das consultas, consideraram-se os resultados dos utentes que compareceram a pelo menos duas consultas consecutivas com o objetivo de perda de peso, num total de 94. Nestes utentes, observou-se uma perda de peso média de 3,2kg, correspondendo a uma perda média de 4,1% do peso corporal total.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, para quem tem excesso de peso ou obesidade, uma perda de peso equivalente a 5% do peso corporal total está associada a uma diminuição significativa do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, entre outras. Verificou-se que 37,2% dos utentes da consulta de nutrição atingiram uma perda de peso superior a 5% do seu peso inicial.


 
Saúde + continua a fase da Disseminação PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 23 Maio 2013 10:37

Dando continuidade a esta última fase do projeto, o Saúde + esteve presente na Escola Profissional Gustave Eiffel em Arruda dos Vinhos no dia 13 de Maio e no Centro de Bem Estar Social da Zona Alta em Torres Novas no dia 16 de Maio.


 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 34

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS