Home Saúde+
Saúde+
Obesidade Infantil nas Escolas Saúde + PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Março 2013 16:52

 
Importância de ter uma vida saudável... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Março 2013 16:13

A equipa do Saúde +, juntamente com os estagiários do IPL, estiveram hoje na EB1 de Vale de Figueira a dinamizar uma atividade sobre a importância de uma vida saudável. A atividade consistiu na apresentação de um cartaz, na visualização de um vídeo e na distribuição de folhetos informativos para os pais e encarregados de educação.

Com estas dinâmicas pretende-se realçar, mais uma vez, a importância de uma alimentação saudável.

 
Rastreio Nutricional Pastelaria Val' Doce, Vale de Figueira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Março 2013 15:38

Decorreu hoje mais um rastreio nutricional dirigido à comunidade de Vale de Figueira. Foram avaliadas 22 pessoas com diferentes idades. O rastreio realizou-se na Pastelaria Val' Doce que, gentilmente cedeu o espaço para que o Projeto Saúde + dinamizasse esta ação de sensibilização.

É de salientar que esta atividade teve o apoio dos estagiários Bárbara Sousa e Filipe Oliveira do Instituto Politécnico de Leiria.

 
Viva com Saúde +: Diversificação Alimentar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 13 Março 2013 16:34

Na rubrica "Viva com Saúde +" de hoje, a equipa do Saúde + contou com a participação e colaboração dos dois estagiários da Licenciatura em Dietética do Instituto Politécnico de Leiria, Bárbara Sousa e Filipe Oliveira. Falaram-nos sobre a diversificação alimentar durante o primeiro ano de vida.

A diversificação alimentar consiste na transição de uma alimentação exclusivamente láctea (leite materno ou fórmulas infantis) para outra que inclui, além do leite, outros alimentos não lácteos e de maior consistência, na qual as refeições de leite são gradualmente substituídas por refeições progressivamente mais sólidas (papas, sopas, etc).

O primeiro alimento a introduzir (além do leite) deve ser (por volta dos 4-6 meses) uma papa sem glúten ou uma sopa à base de batata e cenoura, podendo posteriormente introduzir outros legumes na sopa como por exemplo a alface, nabo, abóbora, alho francês, feijão verde e hortaliças. A papa com glúten pode ser introduzida a partir dos 6 meses de idade.

A fruta pode ser dada a partir do 5º mês, preferencialmente fresca e da época, devendo inicialmente ser dada em forma de puré.

A carne pode ser introduzida a partir dos 6-8 meses, triturada na sopa, devendo ser magra (frango, peru, carneiro, borrego, coelho, vaca e vitela).

O peixe (pescada, maruca, solha e linguado) só deverá ser introduzido por volta dos 8-10 meses, devido ao seu potencial alergénio. Neste período a carne ou o peixe pode começar a ser substituída por uma gema de ovo.

A partir dos 10 meses pode-se introduzir iogurte com duas bolachas Maria.

A partir dos 12 meses poderão ser introduzidos os alimentos com maior potencial alergéneo como é o caso do leite de vaca e derivados, mel, clara de ovo, marisco, carne de porco, chocolate, frutos secos, leguminosas, citrinos, kiwis e morangos.

 

A receita sugerida hoje deve ser dada a partir dos 9/10 meses de idade:

Sopa de Alface e Pescada

Ingredientes:

  • Pescada (30g)
  • 2 batatas (100g)
  • 2 cenouras
  • 1 cebola pequena
  • 1 folha de alface
  • 100g de courgette
  • Azeite
Preparação:
Descasque as batatas, as cenouras e a cebola. Lave bem a courgette. Corte tudo em pedaços pequenos, leve a cozer em água aproximadamente 20 minutos e triture.
À parte coza a pescada. Depois de cozida e desfiada coloque no preparado anterior.
Tempere com um fio de azeite e sirva morno.

 
O Saúde + e o CBESVF em cooperação com as universidades PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 01 Março 2013 09:14

O CBESVF, no âmbito do projeto Saúde +, está a acolher mais um dos estágios da licenciatura em Dietética do Instituto Politécnico de Leiria. Deste modo, os dois estagiários que temos connosco, durante o período de um mês, terão a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento e experiência na área da nutrição comunitária, constituindo também uma mais-valia para a nossa instituição, que beneficiará com o envolvimento destes dois jovens nas suas iniciativas.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 34

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS