Home Saúde+
Saúde+
Visita da EB1 Pombalinho ao CBESVF PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 01 Fevereiro 2013 12:15

Os alunos da EB1 do Pombalinho visitaram o CBESVF. Durante esta visita tiveram oportunidade de conhecer as nossas instalações, bem como o espaço onde funciona o Saúde +. Além disso, os meninos trouxeram uma bonita peça de teatro sobre os Descobrimentos, destinada aos nossos utentes. Foi um excelente momento de convívio entre gerações que permitiu a aprendizagem de todos.

O CBESVF agradece aos alunos e professores da EB1 Pombalinho a gentileza desta visita.

 
Rastreios Nutricionais nas Instituições PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 01 Fevereiro 2013 12:08

O Saúde + já iniciou a segunda fase de rastreios nutricionais nas instituições abrangidas pelo projeto. Estes rastreios consistem na avaliação da altura, peso, índice de massa corporal e composição corporal, bem como na medição da tensão arterial.

 
Viva com Saúde +: Hiit PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 31 Janeiro 2013 11:40

O programa Viva com Saúde + de ontem na Rádio Pernes contou com a participação da enf. Karla Almeida, da UCC Saúde Lusitana, para falar sobre um tipo de exercício físico que tem revelado grandes benefícios para a saúde: é o chamado HIIT (High-Intensity Interval Trainning), que significa "treinos com intervalos de elevada intensidade".

Este tipo de treino é simplesmente uma combinação de períodos de atividades muito altas e intensas com períodos de treinos leves para recuperação. Pode ser feito com qualquer tipo de exercício físico, como corrida, saltar à corda, bicicleta, natação ou outros, e em qualquer local. Este tipo de treino já demonstrou benefícios a nível da tensão arterial, aumento do colesterol HDL ("bom" colesterol), controlo da glicémia, melhoria da performance física, diminuição de fatores de risco cardiovascular e metabólico, entre outros.

Como em qualquer tipo de treino, há que ter um cuidado especial com a alimentação. Antes de iniciar o treino deve fazer-se uma refeição que garanta os níveis de energia necessários. Caso essa refeição seja mais pesada (exemplo, almoço ou jantar), devem esperar-se 3 a 4 horas até iniciar a sessão. Se a refeição for leve (um pequeno lanche), esta pode ser feita 1 a 2 horas antes do treino. Esta refeição deve ser composta idealmente por hidratos de carbono (que fornecem energia) e deve ser reduzida em gordura (que dificulta a digestão). São exemplos, um prato de cereais com leite magro ou uma barra de cereais, uma sandes, tostas, etc.

É importante não esquecer a hidratação sempre ao longo do dia, imediatamente antes, durante e após o treino.

Imediatamente após o treino, além da hidratação, é importante ingerir uma refeição completa que garanta sobretudo a reposição de energia (sob a forma de hidratos de carbono) e com uma quantidade de proteína moderada (para ajudar a recuperar o músculo degradado durante o treino), como por exemplo, um prato de peito de frango com arroz, carne magra com massa ou peixe com batatas…


Lombo de porco com frutos secos
Ingredientes (4-6 pessoas):
  • 750 g de lombo de porco
  • 8 ameixas secas
  • 8 alperces secos
  • 5 dl de vinho branco
  • pimenta e sal, a gosto
  • cravinho (1 colher de chá)
  • 1 dl de azeite
  • 5 dl de água
Preparação:
1º Ponha numa tigela as ameixas e os alperces e cubra-os com vinho branco. Deixe ficar assim durante a noite.
2º Tome uma peça inteira de lombo de porco (aproximadamente 750 g), retire-lhe as gorduras visíveis e dê-lhe um golpe a todo o comprimento, de modo a obter uma bolsa. Polvilhe o interior com a pimenta e o cravinho.
3º Escorra os frutos, enxugue-os em papel absorvente e reserve o vinho onde estiveram de molho. Retire o caroço às ameixas e parta os frutos aos bocados.
4º Recheie o interior do lombo de porco com os frutos picados e coza a abertura. Tempere exteriormente a carne com sal e pimenta (facultativo).
5º Aqueça o azeite e aloure a carne, em lume forte, de todos os lados. Reduza o calor e deixe cozer em lume brando durante 1 hora e 30 minutos. Misture a água com o vinho reservado e regue a carne com este líquido, a pouco e pouco, durante o tempo de cozedura.
Para garantir o aporte energético, este prato deve ser acompanhado com uma boa quantidade de arroz ou massa ou batatas.

 

 

 
Alimentos em Naipes nas EB1 Sobral e EB1 Tojosa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 29 Janeiro 2013 17:23

A equipa do Saúde + esteve na EB1 Sobral e na EB1 Tojosa para dinamizar a atividade "Alimentos em Naipes". Esta atividade consiste em vários baralhos de cartas cujos naipes são alimentos, sendo o objetivo criar um dia alimentar saudável.

As crianças desenvolveram a atividade com grande entusiasmo demonstrando que apreenderam os conselhos dados ao longo do projeto.

 
Viva com Saúde +: Alimentação Económica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 16 Janeiro 2013 13:53

A equipa do Saúde + esteve hoje na Rádio Pernes para falar sobre alimentação económica. No contexto de crise em que vivemos é importante fazer escolhas alimentares equilibradas, de modo a garantir o aporte de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo e minimizar os custos com a alimentação.

Relativamente às frutas e legumes, o truque é optar por alimentos da época. Caso não seja possível, poder-se-à optar pelas versões congeladas e enlatadas destes alimentos. No caso dos enlatados, é importante observar atentamente o rótulo e verificar se não há adição de grandes quantidades de sal, açúcar ou outros ingredientes menos equilibrados. Relativamente aos congelados, são uma opção bastante apelativa pois além do seu preço ser mais reduzido, estão sempre prontos a utilizar. Para serem conservados, estes produtos sofrem um processo de congelação rápido que garante a conservação do seu teor em vitaminas e minerais, durante um período de tempo mais longo.

No que respeita à carne e ao peixe, é importante ter em conta que as nossas necessidades de proteína não são muito elevadas e que muitas vezes consumimos quantidades excessivas. Como é sabido, estes alimentos são caros e, portanto, é fundamental ponderar a quantidade a ingerir, de modo a minimizar os custos. Ainda no que respeita à aquisição da carne, sai sempre mais barato comprar as peças inteiras (por exemplo, comprar um frango inteiro é mais económico do que comprar o peito, bifes, pernas, etc.). Os peixes congelados são também uma boa opção em detrimento dos frescos, pois são mais económicos e garantem a sua frescura. O ovo é também uma excelente fonte de proteína animal que pode ser utilizado em substituição total ou parcial do peixe ou da carne. Há ainda a possibilidade de substituir as fontes de proteína animal por outras fontes de origem vegetal, como é o caso das leguminosas (ervilhas, favas, grão, feijão, lentilhas...).

A receita de hoje insere-se na campanha "Comer bem é + barato", garantindo o aporte necessário de todos os nutrientes a um custo reduzido.

 

Omelete de Alho-Francês e Cenoura com Arroz de Espinafres

 

Ingredientes (para 4 pessoas):

4 Ovos

80g de Cebola

120g de Alho-Francês

40g de  Salsa

120g de Cenoura

160g de Arroz

120g de Espinafres

40mL de Azeite

 

Preparação:

Omelete de Alho-Francês e Cenoura: Descasque, lave e pique metade da cebola e a salsa. Descasque, lave e corte a cenoura em tiras bem fininhas. Lave e corte o alho-francês em tiras. Coza o alho-francês e a cenoura, e depois de cozidos, escorra-os bem. Num tacho anti-aderente, coloque o ovo mexido, a cebola, a salsa, a cenoura, o alho-francês e o azeite. Espere até ficar com uma consistência firme, vire com uma espátula e deixe cozinhar um pouco.

Arroz de Espinafres: Descasque, lave e pique a restante cebola. Lave e corte os espinafres em pedaços. Coloque a cebola e um pouco de azeite numa panela. De seguida, coloque água e quando ferver, coloque o arroz e os espinafres e deixe cozer em lume brando, previamente temperado com pouco sal.

Sirva num prato a omelete com o arroz de espinafres.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 34

Parcerias

Crédito Agricula Alcanhões

 

EDP

 

Empreendedorismo

 

DGS